O contra-baixo elétrico ou baixo elétrico é um instrumento de cordas semelhante a uma guitarra elétrica, maior em tamanho e com um som mais grave. Também é muito relacionado e inspirado no Contra-Baixo Clássico. É usado por diversos estilos musicais, indo do Rock n' Roll ao Disco, e nos ritmos brasileiros possui uma importância significativa, como no axé e no forró.
Características e História Como na guitarra elétrica, as vibrações nas cordas causam um sinal elétrico a ser criado nos captadores, que são amplificados e reproduzidos por meio de um autofalante. Várias partes elétricas e configurações do amplificador podem ser usadas para alterar o timbre do instrumento.O primeiro baixo-elétrico a ser produzido em massa foi desenvolvido por Leo Fender, o conhecido fabricante de guitarras. A mudança do formato do instrumento, para algo parecido com uma guitarra e a utilização de trastes facilitaram seu uso. O primeiro Fender Precision Bass foi vendido em 1951. Outro modelo lendário, o Fender Jazz Bass foi lançado em 1960.Em seguida, outras marcas como a Gibson, a Danelectro e várias outras começaram a produção de seus modelos próprios de baixos elétricos. Isso permitiu aos baixistas variar os sons e o visual para adequar às suas bandas. Este trabalho continuou, e muitas outras companhias e luthiers continuaram o trabalho de Leo Fender.Como qualquer instrumento, o baixo elétrico pode ser tocado em um diverso número de estilos. Baixistas como Paul McCartney têm um estilo mais melódico, enquanto Les Claypool da Primus e Flea do Red Hot Chili Peppers têm um estilo mais "funky", usando muito da técnica do slap and pop, que é dar um "tapinha" na corda com o polegar e dar um estalo ao soltar outra corda. Alguns artistas, como Pino Palladino, usam um baixo fretless (sem trastes) para um som mais "abafado". Jaco Pastorius foi o responsavel pela popularização do fretless, nos anos 70.Larry Graham introduziu o método do "slap and pop" nos anos 60. Seu som ficou conhecido principalmente em 1970, com a música "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)". Nos anos 70, Stanley Clarke desenvolveu a técnica de Graham, deixando o método mais parecido ao que é feito atualmente. Hoje em dia Marcus Miller e Victor Wooten são dois dos principais baixistas que usam esse estilo de tocar.A maioria dos baixistas tocam suas notas com os dedos, mas alguns preferem o uso de palhetas. Isto varia entre os gêneros musicais. Muitos poucos adeptos do estilo "funky" usam palhetas.
Na musica brasileira e mundial temos Grandes nomes como Ederson Prado considera pela RankBrasil o Livro de recordes Brasileiros Conquistado em 2008, ADRIANO CAMPAGNANI (MG), ADRIANO GIFFONI (CE), ALEXANDRE CAVALLO (RJ), AROLDO ARAÚJO (CE), CELSO PIXINGA (SP), entre outros..
Alguns vídeos e alguns músicos que tocam muito bem esse instrumento musical:
Nico Assumpção
Marcelo Mariano
Steve Harris, baixista da banda Iron Maiden
O vídeo seguinte eu vi na net e gostei muito de como o cara toca, olha só:
Veja outros vídeos dele:
http://www.youtube.com/watch?v=RluwvnVJ-NM&feature=related
Abaixo, mais um vídeo que achei na net de um LUTHIER da Bahia:
Agradecimentos: Ton, Léo, Crys, entre outros!
Editado e postado por Henrique