segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Show da banda Hefestus - 11 de Setembro

Heavy Birthday Tenio 3 - Full Age Metal!

O Heavy Birthday Tenio chegou à terceira edição...



Horários:

14h30 Black DKW - Classic Rock
15h20 Brothers BandComplixx e outros Covers
16h10 BeerBlackoutSom Próprio / Pantera Cover
17h00 HefestusSom Próprio / Helloween Cover / Classic Rock
18h30 Knight of Honor!




Ingresso antecipado: R$ 10
Na porta: R$ 15


Local: Café Aurora! Na Rua Treze de Maio, número 112, no bairro do Bixiga
Site: http://www.cafeaurora.com.br/


Postado por Fernanda


terça-feira, 7 de junho de 2011

Instrumentos Musicais: Violão


O Violão é um instrumento de cordas, com uma caixa feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Em alguns países de língua espanhola é conhecido como guitarra. O violão é um instrumento derivado do alaúde árabe, levado pelos mulçumanos para a península Ibérica e adaptando-se muito bem as atividades da corte.O violão derivou-se da “Cítara romana”, tendo seu uso expandindo com a dominação do império romano.

Para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da Guitarra Elétrica. O nome violão é específicamente usado no Brasil e em Portugal, sendo neste último também chamado de Viola.

Vídeos:

Frabrica Rozini

Fabricío Mattos

Tristezas de um Violão (Garoto) 

Veja mais vídeos dele: http://www.youtube.com/user/troubleclef

Editado e postado por Henrique

Instrumentos Musicais: Contra-Baixo Elétrico


O contra-baixo elétrico ou baixo elétrico é um instrumento de cordas semelhante a uma guitarra elétrica, maior em tamanho e com um som mais grave. Também é muito relacionado e inspirado no Contra-Baixo Clássico. É usado por diversos estilos musicais, indo do Rock n' Roll ao Disco, e nos ritmos brasileiros possui uma importância significativa, como no axé e no forró.

Características e História Como na guitarra elétrica, as vibrações nas cordas causam um sinal elétrico a ser criado nos captadores, que são amplificados e reproduzidos por meio de um autofalante. Várias partes elétricas e configurações do amplificador podem ser usadas para alterar o timbre do instrumento.O primeiro baixo-elétrico a ser produzido em massa foi desenvolvido por Leo Fender, o conhecido fabricante de guitarras. A mudança do formato do instrumento, para algo parecido com uma guitarra e a utilização de trastes facilitaram seu uso. O primeiro Fender Precision Bass foi vendido em 1951. Outro modelo lendário, o Fender Jazz Bass foi lançado em 1960.Em seguida, outras marcas como a Gibson, a Danelectro e várias outras começaram a produção de seus modelos próprios de baixos elétricos. Isso permitiu aos baixistas variar os sons e o visual para adequar às suas bandas. Este trabalho continuou, e muitas outras companhias e luthiers continuaram o trabalho de Leo Fender.Como qualquer instrumento, o baixo elétrico pode ser tocado em um diverso número de estilos. Baixistas como Paul McCartney têm um estilo mais melódico, enquanto Les Claypool da Primus e Flea do Red Hot Chili Peppers têm um estilo mais "funky", usando muito da técnica do slap and pop, que é dar um "tapinha" na corda com o polegar e dar um estalo ao soltar outra corda. Alguns artistas, como Pino Palladino, usam um baixo fretless (sem trastes) para um som mais "abafado". Jaco Pastorius foi o responsavel pela popularização do fretless, nos anos 70.Larry Graham introduziu o método do "slap and pop" nos anos 60. Seu som ficou conhecido principalmente em 1970, com a música "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)". Nos anos 70, Stanley Clarke desenvolveu a técnica de Graham, deixando o método mais parecido ao que é feito atualmente. Hoje em dia Marcus Miller e Victor Wooten são dois dos principais baixistas que usam esse estilo de tocar.A maioria dos baixistas tocam suas notas com os dedos, mas alguns preferem o uso de palhetas. Isto varia entre os gêneros musicais. Muitos poucos adeptos do estilo "funky" usam palhetas.

Na musica brasileira e mundial temos Grandes nomes como Ederson Prado considera pela RankBrasil o Livro de recordes Brasileiros Conquistado em 2008, ADRIANO CAMPAGNANI (MG), ADRIANO GIFFONI (CE), ALEXANDRE CAVALLO (RJ), AROLDO ARAÚJO (CE), CELSO PIXINGA (SP), entre outros..

Alguns vídeos e alguns músicos que tocam muito bem esse instrumento musical:

Nico Assumpção 

Marcelo Mariano

Steve Harris, baixista da banda Iron Maiden

O vídeo seguinte eu vi na net e gostei muito de como o cara toca, olha só:


Veja outros vídeos dele: http://www.youtube.com/watch?v=RluwvnVJ-NM&feature=related

Abaixo, mais um vídeo que achei na net de um LUTHIER da Bahia:


Agradecimentos: Ton, Léo, Crys, entre outros!

Editado e postado por Henrique

segunda-feira, 6 de junho de 2011

21/05/2011 - Show da Banda Hefestus

Shou da Hefestus no Blackmore Rock Bar, que tocou por volta das 00h30 com aproximadamente 50 minutos de palco, show de abertura para a banda cover de Avantasia chamada Scarecrow, que cantou junto com os finalistas do concurso Soulspell.

A banda tocou algumas músicas como Eagle Fly Free, Ride The Sky, Time of the Oath, March Of Time, Future World, Power e I Want Out.

15/05/2011 - Ensaio da Banda Hefestus

Ensaio da banda Hefestus domingo das 12h às 14h, o ensaio foi um teste com um estilo diferente, fazendo alterações em músicas próprias, aproveitando essa nova idéia para novas composições.

Renan (baixista)
Lucas (baterista)

Claudio (guitarrista)
Claudio (guitarrista)
Lucas (baterista)
Claudio (guitarrista)
Rodrigo (vocalista)
Renan (baixista)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

01/05/2011 - Gravação Banda Hefestus

Gravação no Estudio32, cada integrante da banda gravou seu instrumento individualmente. A gravação teve aproximadamente 4h de duração.












16/04/2011 - Ensaio da Banda Hefestus


A banda fez um ensaio curto, pois fizeram uma reunião onde os integrantes estavam discutindo novas possibilidades, como uma linha de vocal diferente, alterações nas músicas próprias. Embora ainda não tenha sido definido nenhum novo estilo musical a seguir, eles já começaram a fazer alterações em suas músicas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

09/04/2011 - Show Hefestus na Led Slay

A banda Hefestus tocou na casa dia 09/04.

O show teve aproximadamente 1 hora de palco e bastante agitação do público, que ao final da apresentação começou a cantar um coro de "Happy Happy Helloween".







Editado e postado por Fernanda

quarta-feira, 11 de maio de 2011

02/04/11 - Ensaio Acústico da Banda Electriclesia

Mais um ensaio acústico da banda, onde foram gravadas 3 músicas, 1 de autoria própria, Nossa Primavera, e 2 covers, Tangerine do Led Zeppelin e Across The Universe dos Beatles.

Fotos do ensaio:

Rodrigo Pontes e Evandro Araujo

Caio Daniel, Evandro e Rodrigo Pontes

Evandro e Caio Daniel

Ouça as músicas:


Electriclesia - Across The Universe (The Beatles acoustic cover)

Editado e postado por Evandro / Cristiane

sábado, 16 de abril de 2011

Instrumentos Musicais: Bateria


      Os primeiros tambores foram criados em torno de 600 A.C.. A lista destes instrumentos é quase infinita: bongos, tamborins, pandeiros, congas entre outros. O "conjunto de tambores", ou seja, a bateria, foi inventada no século XIX (dezenove), depois de ser inventado o pedal de bumbo. Este pedal permitia que apenas uma pessoa tocasse vários “tambores” ao mesmo tempo.


      A bateria estourou mesmo no começo do século XX (vinte), quando os músicos de jazz eram acompanhados pelos bateristas.

      Uma bateria simples é composta por: bumbo, caixa, tons, surdo e chimbal (contra tempo), pratos de condução, de ataque e efeitos. Geralmente tem-se dois tons e um surdo, mas é claro que existem baterias com maiores quantidades de peças que proporcionam maior variedade de sons.


Pratos
      Um chimbal (par de pratos de choque em Portugal, ou hi-hat, em inglês), acionados por meio de um pedal.

      Um prato de condução (também conhecido pela designação em inglês ride ou swish), apoiado num suporte geralmente em forma de tripé.

      Um ou mais pratos de ataque (os três tipos mais usados, com a designação em inglês: crash, splash e china), apoiados em suportes idênticos aos do prato prato de condução, colocada ao lado dos outros elementos.


Postura do músico
      O baterista toca no instrumento sentado sobre um banco, de forma a manter a caixa entre as pernas que deverão ficar por isso ligeiramente abertas. No caso de bateristas destros, o pé esquerdo assentará sobre o pedal do chimbal e o direito sobre o do bumbo, sendo que, muitos bateristas canhotos adoptam uma postura simétrica a esta.
      Alguns bateristas usam um segundo bumbo, ou um pedal duplo, percutido através do pé que geralmente acciona o chimbal, sendo necessário o uso de algumas técnicas adicionais, de forma a conseguir manter a coordenação entre os diferentes ritmos musicais que a música eventualmente possa exigir.

Constituição
      Não existe um padrão exato sobre como deve ser montado o conjunto dos elementos de uma bateria, sendo que, o estilo musical é por muitos indicado como uma das maiores influências perante o baterista no que respeita à disposição dos elementos, sendo que, a preferência pessoal do músico ou as suas condições financeiras ou logísticas.

      Um surdo (designado também por tímbalo de chão ou timbalão de chão em).

 

Materiais de construção
      De uma forma geral, os tambores das baterias são construídas em madeiras selecionadas, podendo também encontrar-se elementos construídos à base de plásticos, metais e/ou outras ligas.

      Diversos fabricantes têm efetuado diversas experiências de forma a obter os melhores sons a partir da madeira, tendo concluído que, o mogno, a bétula e o plátano produzem as madeiras mais aceitas para a construção destes instrumentos. Já em relação às tarolas (caixas), as ligas metálicas baseadas em aço, latão ou cobre são as preferências dos modelos de entrada de gama, embora os modelos fabricados em madeira de bétula e plátano tenham melhor aceitação nos modelos de topo de gama.

      No Brasil, apesar de um certo atraso em relação ao produtos americanos e europeus, desde a década de 60 a indícios da fabricação de baterias pré-montáveis. Originalmente usava-se o Cedro como matéria para a produção de cascos e casualmente o Marfim . Hoje a indústria brasileira já inova neste conceito utilizando de madeiras certificadas como a Bapeva que é uma madeira com o dobro de densidade do Maple americano (o mais utilizado para a produção de cascos de bateria), ou seja, mais dura e mais resistente.


Editado e postado por Henrique / Cristiane

terça-feira, 12 de abril de 2011

02/04/11 – Ensaio Acústico da Banda Electriclesia

Rodrigo Pontes - Caio Daniel - Evandro Araujo

      O ensaio teve a participação de apenas 3 integrantes da banda, com um repertório mais acústico, que gerou a gravação de 3 covers dos Beatles.




      Comunidade:
      Orkut

      Blog com letras das músicas da Electriclesia:
      Vanguarda Pensante

      Em breve, mais gravações da banda serão postadas aqui no blog.

Editado e postado por Evandro / Cristiane

segunda-feira, 11 de abril de 2011

27/03/2011 - Hefestus no Manifesto Rock Bar

      No dia 27 de Março, a HEFESTUS, juntamente com mais duas bandas, tocaram no Manifesto Rock Bar, no Itaim, um teste para quem sabe se tornar banda fixa da casa.

      A banda de abertura tocou alguns clássicos da banda Guns And Roses, como Nightrain, It´s So Easy, You Could Be Mine e Sweet Child o´ Mine e Were Not Gona Take It do Twister Sister, entre outros.


      Em seguida foi a vez da HEFESTUS subir ao palco e agitar a noite com o seu power metal e obteve uma boa resposta do público, que cantou praticamente todas as músicas do repertório.

      Set List: Sole Survivor; New World Order; Dr. Stein; A Tale That Wasnt Right; Eagle Fly Free; A Send Me A Sign; Future World; Power.

Hefestus


Rodrigo (vocalista)


Rafael (guitarrista)

Lucas (baterista)

Renan (baixista)


Claudio (guitarrista)

      A banda Springfield Nükes fechou a noite tocando alguns clássicos como Crazy Train (Ozzy Osbourne), Wrath Child (Iron Maiden), Detroit Rock City (Kiss), Rock And Roll (Led Zeppelin) E War Pigs (Black Sabbath).

Springfield Nükes

Evandro, Henrique e Fernanda

Editado e postado por Evandro / Henrique / Fernanda